Navegue no Blog

24/10/2015

Como organizar um blog?

Um dos maiores erros entre muitos blogueiros(as) é a desorganização do blog! E algumas pessoas chegaram até mim e me perguntaram como eu organizo meu blog. Eu não acho o Garota Rude o blog mais organizado do Mundo,muito contrário,ele está longe de ser organizado,eu faço dele a minha "réplica" virtual (ou pelo menos tento),ai já viu né? Uma zona interna.

Mas pelo menos eu acho que em relação ao layout/aparência do blog ele é "organizadinho" ou arrumadinho. Afinal,não tem como eu reproduzir meu guarda-roupa nele né? -Quem é um lixão de roupas...-.
Por isso,eu vim listar algumas coisas que eu acho necessário ou desnecessário ter em um blog,e como você pode mantê-lo organizado colocando e tirando algumas coisas...

  • Não coloque muita cor!
Deixei ele mais limpo visualmente,tirando os planos de fundos fortes,as letras muito coloridas...Se você quiser algo florido,colorido tudo bem! Mais tente fazer com que as cores se "comuniquem",e que não fique tão difícil a leitura,ou tire a nossa atenção.
  • Menos Gif's.
Já que estamos falando de não dificultar a leitura,vamos falar de uma coisa que me incomoda muito em alguns blogs: Os gifs em excesso. Alguns gifs são aceitáveis,mais tem gente que exagera! Eles podem incomodar um pouco na hora da leitura,e o acesso ao blog fica muito mais difícil,porque os gifs em excesso deixam o blog pesado. Então,se você puder,diminua os gifs.
  • Gadgets desnecessários. 
Confesso,eu já fiz muito isso(e ainda faço um pouco)! Já coloquei muito gadget desnecessário no blog,seja na barra lateral ou no rodapé. Tem algumas coisas muitos desnecessárias como: Visualizações da página. Uma vez,uma blogueira me disse que esse gadget é muito desnecessário,a(o) blogueira(o) pode guardar as visualizações para você,ou para a empresa que pedir. E assim como qualquer outro gadget considerado ‘desnecessário’, assim o blog fica mais limpo e mais ‘leve’.
  • Crie páginas!
Uma dica para quem não pode excluir alguns gadgets porque são importantes...É criar páginas para eles. Por exemplo: Página - Parceiros. Eu coloco todos os links e banners dos blogs e lojas parceiros aqui, do blog. E eu deixo bem visível para a loja,blog,leitor ver quem são os meus parceiros. Você pode fazer isso com outras coisas que você pode juntar no mesmo lugar,assim você limpa a barra lateral um pouco. Claro,só não vale criar várias páginas,criem com moderação.
  • Redes Sociais em miniaturas.
Eu coloco algumas redes sociais minhas em umas miniaturinhas em desenho em um só gadget,que fica em baixo do "Blogueira" na barra lateral. Pra que isso? Pra mim simplesmente não ficar precisando colocar um Gadget para cada rede social minha: Facebook,Twitter,Instagram...Fica muito mais fácil! E o melhor, deixa o blog mais limpo.
  • Gadgets que eu acho necessários:
  1. Autora
  2. Categorias
  3. Menu (Home,Sobre,contato...)
  4. Seguidores
  5. Canal (se você tiver)
  6. Redes sociais do blog
  7. Alguns banners.
  8. Barra de pesquisa.
Bom gente,é isso,lembrando: São minhas dicas,apenas oque eu acho...E ai? Oque vocês acharam? Quais são as dicas de vocês? Me contem tudo,beijão ♥


20 comentários:

  1. Eu amei as suas dicas, me ajudou bastante! Beijooooos.

    www.quasedelicadaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas e concordo com cada uma delas. Faço de tudo para evitar gadgets ou qualquer outro HTML desnecessário. Pois como você disse; deixa o blog pesado e os leitores acabam desistindo de visitar o blog.
    adorei o post.
    beijos♥

    http://tonsdesentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,os gadgets e os HTML's em excesso atrapalham muito...Beijão ♥

      Excluir
  3. Quando eu crescer quero ser um blogueiro igual você sz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Annnw...Para com isso minino! kkkk...Obrigada,beijão ♥

      Excluir
  4. Concordo plenamente com você! Além dos gagets em excesso ficarem feios, eles demoram mais para que carreguem a página, o que faz com o que o leitor desista de nos visitar! :(

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito ruim,até eu desisto quando o blog é muito pesado...Beijão♥

      Excluir
  5. adoro posts assim uma troca de experiencias ajuda e muito pra mim quando mais leve o layout for e com cores suaves melhor , e com boas imagens ! afinal isso chama muito a atenção :D
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,essa troca é incrível! Também acho,beijão ♥

      Excluir
  6. Adorei as dicas, muito boas e uteis pra quem esta começando agora !
    Beeijos, te espero lá no meu blog ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  7. muito útil este seu post, tem dicas muito boas que podem ajudar a organizar o blog :)
    Kiss Jasmim**
    http://jasmimlifestyle.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Seu blog é super organizado Mônica :)
    Adorei as dicas!
    Beijo!

    http://brigadeirodeamora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei as suas dicas... :)

    http://blogbiancagama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! ♥

♥Depois que fizer o comentário deixe o link do seu blog no final do comentário,irei fazer uma visitinha no seu blog!
♥Só aceito críticas construtivas.

Beijão ♥